terça-feira, 26 de abril de 2011

Encontro celebra Dia do Trabalhador em Banzaê

 7º Encontro dos Trabalhadores de Banzaê-Ba

Em todo o Brasil o dia 1º de maio será marcado por festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatório. No município de Banzaê não será diferente, o PT vai celebrar o Dia do Trabalhador com a realização do 7º Encontro dos trabalhadores de Banzaê, às 8h, no Salão Paroquial.

Durante o evento será abordado o tema: Banzaê lutando por dias melhores e subtemas que debaterão sobre saúde, qualidade do atendimento público, educação, trabalho infantil e campanha da fraternidade.

“Graças a Deus temos comemorado o dia do trabalhador com boas notícias: o aumento do emprego, do crédito e do poder de compra. Mais estradas, casas com água e energia, mais comida na mesa e o povo sendo alfabetizado. Uma alegria participar da transformação da Bahia e do Brasil. Isso tudo é reflexo do compromisso que o PT assumiu com a população”, comentou a deputada Fátima Nunes.



No encontro estarão presentes a União das Associações de Banzaê, Conselho Tutelar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Banzaê, Sindicato do Servidores de Banzaê (SISMUB) Sociedade Civil Organizada e Prefeitura Municipal de Banzê.

O Dia do Trabalhador

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista , ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo Comentário, saudações do PT Banzaê.