sexta-feira, 4 de novembro de 2011

2ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente

Com o objetivo de definir políticas públicas que garantam os direitos das crianças e adolescentes, e ainda para a escolha dos representantes do município de Banzaê na Conferência Territorial, aconteceu no dia 26 de outubro a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, com o tema central, “Mobilizando, implementando e monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”.

Para iniciar o evento a mesa de abertura foi formada com a participação da Prefeita Jailma Dantas, da Secretária de Ação Social, Fabiana Gama, da Presidente do CMDCA, Maria do Socorro, do Presidente do Conselho Tutelar, José Sarbélio, o Vereador Vanderlei e representando os jovens e adolescentes, Vital Antônio.

No uso da palavra a prefeita Jailma Dantas falou sobre os valores da família e como construir uma sociedade com a participação de todos, principalmente dos pais. A secretária Fabiana Gama falou o quanto é importante a participação de todos para construir políticas que garantam os direitos. O vereador Vanderlei trouxe para o debate o sentido de se trabalhar com as crianças e adolescentes que são o futuro do município. O presidente do Conselho Tutelar José Sarbélio disse que o Conselho precisa do apoio de todos para continuar trabalhando e contribuindo para o bem de Banzaê. O adolescente Vital Antonio falou que o trabalho do Conselho deve ser em conjunto com a atuação dos pais e esses devem contribuir com os conselheiros, disse ainda que os pais devem se envolver também na educação dos filhos e que as crianças e adolescentes precisam saber quais são os verdadeiros direitos. Como irmão do poeta cordelista banzaeense Varneci Nascimento, Vital recitou uma poesia de cordel sobre os direitos da criança e do adolescente. A presidente do CMDCA Maria do Socorro falou sobre qual é o verdadeiro papel do CMDCA e do Conselho Tutelar e disse que é muito importante a participação de todos.


Dando continuidade a conferência, os grupos se reuniram para a elaboração das diretrizes norteadas pelos eixos orientadores:

EIXO 1 - Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes
EIXO II - Proteção e defesa dos direitos
EIXO III - Protagonismo e participação de crianças e adolescentes
EIXO IV - Controle social da efetivação dos direitos
EIVO V - Gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes

A 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Banzaê foi encerrada com a apresentação de todas as propostas dos eixos e com a escolha dos delegados que vão participar da Conferência Territorial em local e data a serem definidos.


Foram eleitos delegados (as) os adolescentes Vital Antonio, Ana Késia, João Pedro, Rosângela Moreira, Lucas Dantas, Stefanie Vitória, Alan Silva e Dinadeiv Oliveira. Representantes do CMDCA Maria do Socorro e Mateus Teixeira. Representante do Conselho Tutelar Ana Matos. Representante do Conselho de Desenvolvimento Social Renivaldo dos Santos. Representante do Poder Legislativo, o vereador Vanderlei. Representante da secretaria municipal de Saúde Maria Rosa.  Representante da secretaria municipal de Educação Cássia Matos (suplente Edileide) e o Representante da secretaria municipal de Ação Social Genildo Oliveira.

Prefeitura de Banzaê - Nossas parcerias fazem acontecer.
O evento continuou com a execução do Hino Nacional Brasileiro entoado pela adolescente Natiele. Os participantes assistiram a um vídeo sobre os direitos da criança e do adolescente. Logo após, Genildo Oliveira fez a leitura do Regimento da Conferência e a psicóloga Renata Ramos apresentou o tema da conferência na mesa temática

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo Comentário, saudações do PT Banzaê.