segunda-feira, 12 de julho de 2010

Senador Walter Pinheiro - 130


História

O deputado federal Walter Pinheiro se licenciou do seu quarto mandato na Câmara dos Deputados para assumir, a convite do governador Jaques Wagner, a pasta de Planejamento do Governo da Bahia em 2009, com a tarefa de garantir os investimentos para o estado em um ano de crise financeira mundial.

Os bons resultados da economia baiana em 2009 são reflexos do alinhamento da política econômica dos governos estadual e federal, articulada pela Secretaria de Planejamento (Seplan) durante sua gestão. Em relação ao Nordeste, hoje a Bahia lidera a geração de empregos, atingindo o recorde histórico do CAGED, com a criação de mais de 75 mil novos empregos.

Como secretário, assumiu a articulação para operações de crédito com o BID, BIRD e BNDES para garantia de investimentos em projetos estruturantes para Bahia, como a construção de rodovias e aeroportos e as intervenções previstas para a Copa 2014, além de garantir o aporte financeiro do Banco do Nordeste e Banco do Brasil em iniciativas que visam o desenvolvimento do semi-árido baiano.Ganharam força projetos estratégicos de logística e infraestrutura, como a construção da Ferrovia Oeste-Leste; o Porto Sul; o novo aeroporto de Ilhéus; a recuperação e ampliação do Sistema Viário BA 093, que integrará os pólos industriais do CIA, Candeias e Camaçari; a Via Expressa Baía de Todos os Santos, entre outros.

Dedicado, Pinheiro experimentou na gestão do Planejamento o mesmo destaque que tem na Câmara Federal. Como deputado, presidiu a comissão especial que elaborou a Lei das Agências Reguladoras; participou da criação da Lei Geral de Telecomunicações e do FNDCT - Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; contribuiu para a chegada da tecnologia GSM; interferiu na Lei de Informática trazendo mudanças ao texto para aumentar incentivos, ampliar e descentralizar a produção industrial no Brasil; e lutou pela implementação dos parques tecnológicos, inclusive o de Salvador. A criação das profissões de agentes comunitários de saúde e combate às endemias, assim como a Empresa Brasil de Comunicação e as universidades Federal do Recôncavo da Bahia e do Vale do São Francisco têm a caneta de Pinheiro, ou como relator ou como autor do texto.

Sua trajetória política começa no sindicalismo. No Sinttel (Sindicato dos Telefônicos), exerceu a presidência na Bahia e também foi fundador da CUT, secretário geral e membro da direção nacional da entidade. Filiado ao Partido dos Trabalhadores, disputou sua primeira eleição em 1986 como candidato a deputado estadual; em 1992, foi eleito vereador de Salvador. Em 2006, obteve o maior número de votos para deputado federal do PT no Brasil. E disputou a Prefeitura de Salvador, conquistando os votos de 535.492 soteropolitanos no segundo turno das eleições 2008.

E é ao lado de Lídice que Walter Pinheiro disputará as eleições 2010, formando a dupla de candidatos ao Senado do governador Jaques Wagner.

Para mais informações, visite o site do candidato:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo Comentário, saudações do PT Banzaê.