Otto Roberto Mendonça de Alencar, nasceu em 28 de agosto de 1947, no município de Ruy Barbosa (BA). Casado com Márcia Eumar Félix Santos de Alencar, tem três filhos: Otto Roberto Mendonça de Alencar Filho, Daniel Figueiredo Alencar e Isadora Félix de Alencar.
Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia no ano de 1972, fez residência médica no Hospital Getúlio Vargas/BA, especialização em prótese do quadril no Hospital das Clínicas de São Paulo e curso de medicina do Trabalho e Saúde Ocupacional na UCSAL.
Sua vida profissional começou em 1973, como médico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Foi também chefe do serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas, médico do trabalho do Centro Industrial de Aratu e professor assistente da Faculdade de Medicina da UFBA.
Em 1987 foi eleito pela primeira vez para a Assembléia Legislativa, pelo PTB, como deputado constituinte. Reeleito em 1990 como Deputado mais votado com 36 mil votos, assumiu o cargo de secretário da Saúde, função que exerceu até 1994, quando foi reconduzido à Assembléia, dessa vez pelo PL, com 103.700 votos.
Nessas três legislaturas exerceu várias funções: presidente do Legislativo, líder do Governo e do PL e presidente de diversas comissões parlamentares de inquérito e das comissões de saúde, saneamento e de proteção do meio ambiente. Como presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, ocupou interinamente o cargo de Governador do Estado, em 1996.
Em 1998, eleito Vice-Governador da Bahia, foi designado coordenador do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Semi-Árido (Sertão Forte). Em 2002, tornou-se governador no período de abril a dezembro daquele ano. Em 2003, assumiu a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração até 8 de outubro de 2004, quando passou a exercer a função de Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios até 30 de março de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo Comentário, saudações do PT Banzaê.