quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

A baiana petista Luiza Helena é mais uma ministra do futuro governo da nossa presidente

Luiza Helena de Bairros durante o lançamento do Programa 
Março Mulher 2010

Reconhecida como uma das principais lideranças do movimento negro no Brasil, a socióloga Luiza Helena de Bairros (PT) foi escolhida nesta segunda-feira (20) pela presidente eleita Dilma Rousseff para assumir a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).

Luiza é a atual secretária de Igualdade Racial da Bahia e seu perfil corresponde às exigências de Dilma para o cargo: ser mulher e negra.

Filha de militar, Luiza nasceu em 1953, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Durante sua vida escolar, começou a se envolver com questões raciais e sempre mostrou interesse pela militância estudantil.

Em 1979, mudou-se para Salvador depois de conhecer o Movimento Negro Unificado da Bahia. Começou, então, sua trajetória contra a discriminação racial. Participou da coordenação da pesquisa do Projeto Raça e Democracia nas Américas: Brasil e Estados Unidos, um projeto relevante contra a discriminação racial. Lecionou na Universidade Católica de Salvador e na Universidade Federal da Bahia e ajudou a coordenar diversos eventos a favor do combate ao racismo.

Luiza trabalhou em programas das Nações Unidas contra o racismo em 2001 e em 2005. Entre 2003 a 2005, trabalhou no Ministério do Governo Britânico para o Desenvolvimento Internacional (DFID), na pré-implementação do Programa de Combate ao Racismo Institucional para os Estados de Pernambuco e Bahia.

A nova ministra é bacharel em Administração Pública e Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia e doutora em Sociologia pela Michigan State University.

Mário Negromonte também será

Quem também foi escolhido para ser ministro representando nosso estado foi o deputado federal reeleito Mário Negromonte (PP), que é pernambucano mais construiu sua carreira política por aqui, ele será ministro das Cidades por indicação da direção nacional de seu partido, Negromonte foi um grande aliado a parceiro do governo do nosso presidente Lula e do governo do nosso governador Wagner nos últimos dois anos, inclusive indicando Otto Alencar para ser nosso futuro vice-governador.

Hage continuará

O atual Controlador Geral da União e baiano, Jorge Hage, continuará a frente da pasta n governo da nossa presidente Dilma, Hage já foi prefeito de nossa capital Salvador e deputado estadual e federal por nossa Bahia no período entre 1975 à 1991.

O baiano paulista

Outro baiano que continuará no governo da nossa presidente Dilma é o atual ministro dos Esportes, Orlando Silva Júnior (PCdoB), mesm otendo nascido na Bahia, a carreira política de Orlanda foi construída em São Paulo.

Estamos torcendo para que todos eles façam um excelente trabalho no governo da nossa presidente Dilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo Comentário, saudações do PT Banzaê.