Para comemorar a passagem do Dia do Trabalho no município, a comunidade católica de Banzaê em parceria com o SISMUB - Sindicato dos Servidores Públicos de Banzaê, STR - Sindicato dos Trabalhadores Rurais e UAB - União das Associações de Banzaê, e com tema: "É o trabalho que dignifica o homem? Ou o homem que dignifica trabalho?; promoveu na manhã desta terça-feira (01 de Maio - Dia do Trabalho), o 8º Encontro do Dia do Trabalho.
O encontro que começou às 8:30 horas com acolhida, café da manhã, boas vindas, excussão do Hino Nacional e abertura oficial com a composição da mesa formada pelos palestrantes dos eixos, abordou quatro eixos centrais: A saúde, como está sua temperatura?; Relato sobre as Encíclicas Sociais da Igreja: As razões do 1º de Maio; É o trabalho que dignifica o homem ou o homem que dignifica o trabalho?; Qualidade de serviço no atendimento público ao cidadão e a voz das Entidades Sociais.
Abordando o assunto por que o SUS - Sistema Único de Saúde foi criado? E será que ele é só febril em Banzaê ou até mesmo no HRST em Ribeira do Pombal, o palestrando Albino Neto falou sobre o tema: A saúde, como esta sua temperatura?
Falando da qualidade no atendimento do serviço no público prestado no Cartório, nas agências dos Correios e Bancos e como foi o precário atendimento do último SAC Móvel que por Banzaê passou, o palestrante Renivaldo Santos abordou o tema: Qualidade de serviço no atendimento público cidadão.
Para Renivaldo a algumas pessoas que usaram a palavra para dar sua opinião, o atendimento do último SAC Móvel que passou em Banzaê, foi desumano e sem direitos iguais, desumano por que teve cidadão (ã) que chegou a passar até 24 horas numa fila para tirar um simples documento e sem direitos iguais por que os índios não pegavam fila para tirar seus documentos e passavam na frente de quem já estava na mesma.
A falta de um atendimento igual dos Correios com as comunidade e com até mesmo, algumas ruas da sede do município, foi abordada no encontro, porém, todos deixaram bem claro que o problema não é dos funcionários da agência e sim da própria instituição.
O atendimento precário e desumano que já vem acontecendo a muito no Cartório do município, também foi abordado, sem falar no atendimento do tabelião que sempre escolhe quem ele deve atender primeiro.
Outro assunto abordado no tema: Qualidade de serviço no atendimento público ao cidadão, é a forma com que o gerente da agência do Banco do Brasil atende os agricultores do município, e foi abordado por um dos agricultores que ele já deixou bem claro que não quer saber de Pronaf e que a agricultura não é prioridade da agência, mesmo sendo a agricultura, o principal setor econômico do município.
Para finalizar o tema, o palestrante Renivaldo disse que na reunião realizada para definir como seria o encontro, foi sugerido que seja implantado no município, Posto de Atendimento como da COELBA (Já defendido muitas vezes por esse portal), do INSS, do DETRAN, da RECEITA FEDERAL e outros órgãos.
O 8º Encontro do Dia do Trabalho em Banzaê foi encerrado com as voz das entidades sociais, usaram a palavra, os agricultores Abílio e Gilmar que falaram sobre a importância da UAB – União das Associações de Banzaê e da Cooperativa de Caju para o município, o presidente do SISMUB – Sindicato dos Servidores Públicos, Alfredo Junior, que falou das conquista que o SISMUB buscou e trouxe para os servidores públicos desde a sua fundação, falou sobre a implantação do CAIXA AQUI na sede do SISMUB em parceria com a CAIXA e com a Federação dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (FESPUMEB) e a criação do Condomínio do Servidor, onde será construída 50 residência através do Programa Minha Casa, Minha Vida da CAIXA (Governo Federal) em parceira com a Federação dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (FESPUMEB) também, e fazendo um comparativo das contas da Prefeitura Municipal com as contas da Câmara Municipal, o presidente da Câmara, Edson Brito, falou representando a Casa Legislativa.
Autoridades presentes, o presidente da UAB, senhor Abílio, o presidente do STR, senhor Joaquim, o presidente do SISMUB, Alfredo Junior, o vice-presidente da ACIB - Associação Comercial e Industrial de Banzaê, Ubiratan Dantas (Bira), o presidente da Câmara, Edson Brito, os vereadores Joãozinho e Vanderlei e diversos representantes da Igreja, da Pastoral da Criança, do Conselho Tutelar, da Cooperativa de Caju, de Associações Comunitária, da Prefeitura Municipal e do Ministério Público.
A Comissão Organizadora 2012 do encontro, Padre Mário Gonella Renilvado Santos, Fernandes Nascimento, Jorge Santos, Anarilda Gama e Josivan Ribeiro, agradeceu a presença de todos e confirmou o 9º Encontro em 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo Comentário, saudações do PT Banzaê.