segunda-feira, 7 de maio de 2012

Prefeita Jailma Dantas participa de inaguração do programa Águas do Sertão em Cícero Dantas


 Na foto, prefeita  Jailma e diversas autoridades  dando o ponta pé e lançando a água do sertão para mais de 80 mil habitantes (Foto: Mateus Pereira - SECOM/BA)

A prefeita de Banzaê, Jailma Dantas, acompanhada do esposo Marcão, dos secretários municípais, Sinho (Obras) e Galileu Gama (Saúde), dos vereadores Vanderlei e Adriano e de diversas autoridades do município, marcou presença na inauguração da primeira fase do projeto Águas do Sertão no último sábado (05) em Cícero Dantas.

O Águas do Sertão aproveita o grande potencial hídrico subterrâneo do Aquífero Tucano, avançando na universalização da oferta de água nas sedes municipais de Cícero Dantas, Fátima, Heliópolis, Paripiranga e 22 povoados, beneficiando 82.932 habitantes. Foram investidos R$ 78,4 milhões, recursos dos governos Federal e Estadual.

De acordo com o presidente da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), Bento Ribeiro, adutora será a primeira de uso múltiplo na Bahia, com previsão de utilização para atender ao abastecimento humano, a dessedentação de animais e a oferta para uso agroindustrial. “É uma obra estruturante que vai dar a garantia do fornecimento de uma água de excelente qualidade que é do Aquífero Tucano".
 
Na primeira fase, foram perfurados quatro poços tubulares profundos e implantados 142,8 quilômetros de adutora. Foram construídas seis estações elevatórias, duas com equipamentos de alta potência, além de sistema de tratamento com seis casas de química e quatro casas de cloração, 100,6 quilômetros de rede de distribuição e sistema de reservação, composto de reservatórios de até três milhões de litros de água.


Segunda etapa deve beneficiar mais 105 mil pessoas

O projeto para dar início à segunda etapa do Águas do Sertão está sendo concluído pelo Governo do Estado e a previsão é que sejam investidos R$ 105 milhões, garantindo água para mais 170 mil pessoas. De acordo com o governador Jaques Wagner, o projeto para iniciar a segunda fase deve ser concluído nos próximos 30 dias. “A presidenta Dilma está disponibilizando recursos. Por meio do Ministério das Cidades, já podemos fazer a licitação da próxima etapa, com isso, no final de 2013 ou início de 2014, mais 105 mil pessoas terão abastecimento direto”, ressaltou o governador.

A Bacia Sedimentar de Tucano é uma das maiores reservas de água subterrânea de boa qualidade e única alternativa de manancial da região nordeste do estado, que concentra 13% da população que não tem acesso à água de qualidade. Fonte: SECOM Bahia 
 
Autoridades presentes na iauguração

Acompanharam o governador Jaques Wagner na inauguração, a secretária executiva do Ministério do Planejamento, Eva Chiavon, que representou a presidente Dilma Rousseff, o senador Walter Pinheiro, o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, e diversos secretários de estado, as deputadas estaduais Fátima Nunes e Maria Del Carmem, os deputados estaduais Marcelo Nilo (presidente da ALBA) e Aderbal Caldas, os deputados federais Mário Negromonte e Luiz Argolo, o presidente da CERB, Bento Ribeiro e diversos representantes da campainha, diversos prefeitos (as), vice-prefeitos (as), vereadores (as) e autoridades da região.
 
Momento de alegria da deputada Fátima Nunes

chorou
Deputada Fátima Nunes vai as lágrimas (Foto: Fátima na Web)

A alegria da Deputada Estadual Fátima Nunes pela inauguração da primeira etapa do programa, foi tão grande, que ela se abraçou com a bandeira da Bahia, a qual cobria a placa inaugural, chorou e em voz alta disse, "obrigada governador, o sertão agora tem água". No momento das lágrimas da deputada Fátima, diversas autoridades como o senador Walter Pinheiro e a deputada Maria Del Carmem, também foram as lágrimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo Comentário, saudações do PT Banzaê.